24/11/09

HOMEM vs MAQUINA

Não consegui resistir à tentação de experimentar a máquina de lançar bolas. Queria saber qual era a sensação, como funcionava. Uma máquina nunca poderá substituir um parceiro humano, ou poderá???

O momento da verdade chegou. O confronto mano-a-mano, homem vs máquina, não podia ser adiado. Decidi fazer uma sessão de treino num court coberto de maneira a ter controlo sobre o ambiente circundante, mas mais importante para estar isolado, para ninguém julgar ou avaliar.

Mas esta não era uma máquina qualquer, é a topo de gama. Do outro lado da rede tinha a TENNIS TUTOR PLUS PLAYER. Depois de ler as instruções, preparei um plano de treino. 1º balde, voleys. 2º balde, fundo do court com ângulos abertos. E finalmente, 3º balde, modo de jogador, a máquina simula pontos lançando bolas curtas compridas, direitas e esquerdas.

Centrei a máquina na linha do fundo, e tracei a trajectória, velocidade máxima (pensei que não haveria grande dificuldade) e botão ON...

Após umas bolas de teste senti-me logo como se estivesse à frente dum plutão de fuzilamento, mas estando à rede facilitou dar conta do recado, ao fim de alguns minutos, muuuuito longos, as munições acabaram e eu estava com uma respiração bastante acelerada.
1ª ronda: Empate :o|

Máquina recarregada e estava pronto para a 2ª ronda.
Nota importante: Apanhar bolas não é tão mau como se pensa!?!
Tempo de melhorar a consistência ao fundo do court. Bola para a direita, depois para a esquerda, novamente para a direita e ao fim de alguns segundos parecia um limpa-vidros dum automovel em velocidade máxima. A 3/4 do balde estava por um fio, tinha os pulmões e o coração na boca, as ultimas bolas nem me fiz a elas. A este ponto a minha t-shirt estava ensopada em suor, a minha garrafa de água vazia e a necessidade de oxigénio era tão grande que respirar pela boca deixou de ser opção.
2ª ronda: Máquina :o(

Nunca na minha vida tinha demorado tanto tempo a apanhar bolas como desta vez. Máquina recarregada e estava pronto para a 3ª e última ronda - Modo Jogador. Depois de ter quase desmaiado na 2ª ronda, decidi desta vez encher só metade do balde. Problema resolvido. A 1ª bola é lançada para a minha direita e o ponto começa. Estava a correr, mas para minha surpresa, muitas das bolas vinham em minha direcção. Algumas ficavam na rede e até algumas longas demais. Afinal a máquina não é perfeita!!!
3ª ronda: Homem :o)

No fim do treino estava exausto, completamente de rastos, não me lembro da ultima vez que exigi do físico desta maneira. O que aprendi com este treino é que uma máquina é o parceiro perfeito para melhorar a consistência e aumentar a capacidade física. Os lançamentos repetidos e inalterados da máquina são perfeitos para analisar e ajustar cada pancada dada. Obviamente não é, nem se assemelha a um parceiro humano, nem é tão divertida, não diz disparates, não faz palhaçadas nem partes raquetes quando está a perder, é simplesmente uma coisa sem alma do outro lado da rede, mas faz na perfeição o que está programado.

Definitivamente ter uma máquina de lançar bolas é a melhor ferramenta de treino possivel, infelizmente os preços não são apelativos.

Sem comentários:

Blogues de Interesse